A primavera, conhecida como a estação das flores, vai começar nesta quinta, às 22h04min. E, ainda que o período costume ser mais quente que o inverno, segundo a BaroClima Meteorologia, os primeiros dias terão temperaturas abaixo dos 10°C durante o amanhecer.
De acordo com o meteorologista Gustavo Verardo, assim como em 2021, a primavera deste ano será influenciada pelo fenômeno La Niña, caracterizado como o resfriamento das águas do Oceano Pacífico na região equatorial, que pode acarretar em poucas chuvas.
– A primavera de 2022 tende a seguir uma tendência de déficit de chuva por conta da La Niña, que favorece eventos mais intensos entre o Sudeste, Norte e Nordeste do Brasil, portanto, no Rio Grande do Sul a tendência é de chuva abaixo da média histórica na estação. Lembrando que isso não isola totalmente o fato de chuvas intensas de verão em curto período de tempo – explica Verardo.
Leia também:
Profissionais de enfermagem protestam contra suspensão da lei que garante piso salarial em Santa MariaInserção de DIU de cobre começa a ser realizada em duas ESFs de Santa MariaUFSM receberá prêmio internacional de excelência
Ainda, por ser uma estação de transição do inverno, de um período mais frio para um mais quente, além de uma maior umidade, temporais são esperados.
Já em relação às temperaturas, o fenômeno La Niña também influenciará. São esperadas incursões de ar frio entre os meses de outubro e início de novembro em todo o Rio Grande do Sul. Em Santa Maria, os dias de primavera poderão ter temperaturas abaixo dos 10°C.
Segundo Verardo, as temperaturas vão subir somente em dezembro, quando o município poderá ter ondas de calor acima de 35ºC.
– A partir de outubro, a velocidade média do vento aumenta, logo as rajadas moderadas de vento leste/sudeste também se farão presentes. Por outro lado, se teremos uma atmosfera mais seca, é grande a probabilidade de ondas de calor sobretudo no mês de dezembro com dias de temperatura acima de 35°C.
Leia todas as notícias